A quiropraxia é uma técnica que tem como base o diagnóstico e o tratamento de disfunções musculares e articulares, especialmente no que se refere à coluna vertebral.
Muitos problemas de saúde estão relacionados aos desalinhamentos da coluna, que podem interferir no funcionamento do sistema nervoso, gerando um bloqueio na comunicação do cérebro com todo o corpo.
O profissional busca corrigir esse bloqueio através de técnicas que auxiliam no tratamento e melhoram as funções do corpo.
O principal objetivo é proporcionar o alívio de dores, principalmente dores de cabeça causadas pela tensão, dor na região do pescoço que se estende até as costas, dor na região lombar e a dor no ciático.
Principais disfunções que levam a busca do tratamento:
Através da quiropraxia a coluna é realinhada, ocorrendo a remoção de sobrecargas incorretas sobre os discos intervertebrais. Melhorando a movimentação vertebral e proporcionando o alívio dos sintomas.
Ocorre devido à compressão do nervo ciático, podendo ser localizada ou irradiar para as pernas. A quiropraxia proporciona o alívio da pressão sobre o nervo ciático.
É uma das queixas mais frequentes nas consultas. Várias condições podem ocasionar uma dor de cabeça tensional, em alguns casos afetando o pescoço e a região dos ombros.
Quiropraxia uma opção de tratamento indicada para a maioria das pessoas, inclusive crianças, grávidas e idosos.
No primeiro atendimento (avaliação), trazer exames de imagem. Exemplo: raio-x, tomografia, etc.
Utilizar roupa leve, confortável e flexível, que facilite os movimentos do corpo.
Os atendimentos são individuais, com uma duração média de 45 minutos. No primeiro atendimento é realizada uma avaliação, a partir dela o quiropraxista traça o plano de tratamento que será feito com o cliente.
Avaliação inicial
Realiza-se uma conversa detalhada com o paciente, com o objetivo de identificar a queixa principal.
Testes físicos
Através de testes físicos são identificadas as desordens específicas de cada pessoa.
Explicação ao paciente
Após realizar o diagnóstico, o profissional explica ao paciente as principais áreas que serão trabalhadas e esclarece todas as dúvidas para depois realizar as técnicas necessárias.
Técnicas complementares
Além dos ajustes realizados na coluna, ainda podem ser empregadas algumas técnicas alternativas como: liberação miofascial, dry needling, alongamentos e exercícios, que potencializarão o tratamento.
Número de atendimentos
Ao final da primeira consulta é realizado junto do paciente um plano de tratamento personalizado, que define a frequência de visitas e orientações sobre o que deve ser realizado em casa.