A hidroterapia é uma especialidade dentro da fisioterapia que utiliza a piscina aquecida como recurso terapêutico. As propriedades físicas da água promovem uma série de alterações fisiológicas que beneficiam o sistema musculoesquelético, endócrino e sistema nervoso central. Indicada na reabilitação, tratamento e na prevenção de doenças e alterações funcionais.
Os atendimentos são realizados com o fisioterapeuta dentro da água, acompanhando o cliente de perto. O que facilita o atendimento de portadores de necessidades especiais e aumenta a segurança de pessoas que não são adaptadas ao meio aquático, ou até mesmo tem medo/trauma de água.
O tratamento na hidroterapia baseia-se no estabelecimento de objetivos fisioterapêuticos e um plano de tratamento adequado, elaborado após uma avaliação que é realizada no primeiro atendimento.
A hidroterapia pode ser realizada de forma individual ou em pequenos grupos direcionados. A fisioterapia aquática vem sendo indicada e utilizada por médicos e fisioterapeutas em programas de reabilitação multidisciplinares nas mais diversas áreas.
A hidroterapia é indicada para pessoas de qualquer idade, com ou sem problemas de saúde, pois atua tanto na prevenção e promoção de saúde como no tratamento.
Algumas indicações da hidroterapia:
Uma avaliação fisioterapêutica é realizada no primeiro contato com o paciente, a fim de analisar possíveis contraindicações e traçar objetivos e condutas para serem alcançados com o tratamento.
As sessões têm duração de 50 minutos, realizadas em piscina aquecida e adaptada.