A natação infantil proporciona à criança melhora na sua aptidão física e em seu convívio social, pois o desenvolvimento na água ocorre de acordo com sua maturação, com aprimoramento de seus reflexos e de sua coordenação. A criança aprende de uma forma lúdica a se comunicar com outras pessoas.
Durante as aulas são observadas e desenvolvidas as habilidades de cada criança, tais como respiração, flutuação, coordenação motora (braços e pernas), interação social, dentre outros. Essas variam de acordo com o nível e a idade em que a criança se encontra. Atendemos crianças a partir dos 6 meses de idade, trabalhando desde iniciação (adaptação ao meio líquido) até o domínio dos 4 estilos.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é de que as crianças comecem nadar a partir dos 6 meses. Nessa idade, o ouvido fica desenvolvido o suficiente para dificultar a entrada da água, reduzindo as chances de infecção. Além disso, o bebê também já estará imunizado contra algumas doenças.
É importante lembrar que o esporte contribui para o desenvolvimento do ser humano de uma forma integral, sendo nos aspectos: cognitivo, emocional e sócio-afetivo. Também é incontestável a eficácia e a eficiência da natação para a melhoria do aspecto físico e da postura, que são essenciais para o desenvolvimento motor do bebê.
Este esporte pode e deve ser praticado tanto por crianças normais quanto por crianças portadoras de necessidades especiais.
As aulas de natação são realizadas de forma individual, ministradas por um professor de educação física que entra na piscina com o aluno.
A evolução da criança ocorre de acordo com sua maturação, com aprimoramento de seus reflexos e de sua coordenação. A criança aprende de uma forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido.
Essa evolução das habilidades desenvolvidas é avaliada pelo professor e entregue aos pais, para os mesmos terem um acompanhamento de seus filhos durante o decorrer das aulas, a clínica oferece ainda para seus alunos, certificados de natação, referente ao grau de habilidade que a criança se encontra, o que também serve de estímulo para as crianças.