A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Para um bom entendimento do que o cliente precisa o fisioterapeuta estuda as estruturas e funções do corpo humano.
A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Para isso, usa diversos métodos específicos da área, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente.
O fisioterapeuta é capacitado a diagnosticar disfunções, avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), emitir, prognóstico, elaborar projetos de intervenção e decidir pela alta fisioterapêutica.
A fisioterapia abrange diferentes especialidades e atua em toda área da saúde:
No primeiro atendimento (avaliação), é importante trazer exames de imagem, ex: raios-X, tomografia, etc. Se necessário, sanguíneos também.
Utilizar roupa leve, confortável e flexível, que não dificulte os movimentos do corpo.
Os atendimentos são individuais, duram entre 45 minutos e uma hora, no primeiro atendimento é realizada uma avaliação, a partir dela o fisioterapeuta determina o que será feito nos atendimentos para chegar ao objetivo que foi determinado juntamente com o cliente.