Fisioterapia para as Disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular):
As funções do sistema estomatognático têm como característica a participação da mandíbula e de todo complexo cabeça/pescoço. A ATM (articulação temporomandibular), a coluna cervical e as articulações entre os dentes relacionam-se intimamente em suas funções.
A ação neuromuscular das regiões mastigatória e cervical influencia ativamente os movimentos posturais funcionais da mandíbula e da coluna cervical, ou seja, todo o mecanismo postural que atua na cabeça é também parcialmente responsável pela postura mandibular.
É a articulação mais utilizada durante o dia pelo ser humano (mastigação, deglutição, fala, respiração). Compreende os músculos da expressão facial (mímicas), da mastigação, da língua, ossos do crânio, outros tecidos moles como lábios, bochechas e a coluna cervical.
Uma mudança na posição da cabeça provocada pela contração dos músculos cervicais, muda consequentemente, a posição mandibular. Essas mudanças afetam também a oclusão e os músculos mastigatórios e estes, por sua vez, afetam a ATM.