Como tratar dores nos ombros

Atualizado em 12 de Dezembro de 2022

Nosso ombro é uma articulação de grande mobilidade, flexibilidade e nos permite realizar diversos movimentos, se tornando assim uma articulação instável e mais suscetível a gerar lesões.

As principais dores no ombro são desencadeadas por bursite (inflamação que acomete a bursa), tendinite (inflamação de tendões), artrite (doença degenerativa), capsulite adesiva (conhecida como ombro congelado, sendo ela uma severa inflação na articulação), fraturas (causadas por quedas ou acidentes, após inicia-se a fisioterapia para recuperar a força, mobilidade e flexibilidade da respectiva articulação), rompimentos de tendões ou ligamentos (causados por movimentos repetitivos, excesso de carga, falta de vitaminas).

Podem ser tratadas com fisioterapia, a qual pode ser utilizada como tratamento conservador, que priorizará a diminuição da dor, aumentará a mobilidade e fortalecerá os músculos. Além disso, podem ser realizados tratamentos como:

Dry Needling

É uma técnica com agulhas (tratamento para a desativação de pontos gatilhos, encurtamentos musculares), estimulando o processo de recuperação de tecidos moles, além de promover o alívio da dor.

Liberação Miofascial

Atua na fáscia, a qual recobre todas as estruturas presentes na articulação do ombro. A técnica libera pontos de tensão e melhora a funcionalidade e mobilidade do ombro.

Pilates

Podendo ser realizados exercícios de coordenação, equilíbrio, alongamento, mobilidade e fortalecimento muscular, sendo esses realizados em solo, bolas ou aparelhos como Cadillac, Reformer, Barrel e Cheir.

Hidroterapia

Realizada na água em torno de 33° a 35° graus, a qual promoverá o relaxamento da musculatura e ao mesmo tempo podemos realizar exercícios de mobilidade de ombro, fortalecimento e aumentarmos a amplitude de movimento.

Todas essas técnicas são utilizadas para melhor qualidade de vida e para mantermos a mobilidade e flexibilidade da articulação do ombro.

Liberação Miofascial no tratamento de dores nos ombros