loading3

Liberação miofascial no torcicolo

Atualizado em 24 de Maio de 2021

O torcicolo ocorre na região lateral do pescoço, no músculo esternocleidomastoídeo. Há uma contração maior do que deveria, não conseguindo relaxar.

O espasmo do músculo é na verdade uma forma de proteção do nosso corpo, identificando que algo não está bem. Bloqueando a região.

Surge após um movimento brusco, exercício físico feito incorretamente, mau posicionamento da cabeça ao dormir, estresse, dias frios (ficamos mais encolhidos). Entre outros.

Quem está com torcicolo adquire uma postura da cabeça inclinada e rodada para o lado contrário ao espasmo. Essa posição traz dor e desconforto, além de reduzir o aporte sanguíneo e diminuir a mobilidade da cervical e ombros.

A Liberação Miofascial atua no relaxamento e reorganização dessas estruturas, trazendo alívio de dor, melhorando o aporte sanguíneo e a mobilidade.

É uma técnica que traz excelente resultados, tendo em vista que para o torcicolo não se pode usar força para o tratamento, pois o corpo pode responder como algo agressivo e piorar os sintomas. A Liberação Miofascial é sutil e relaxante.

Cássia C. Bordignon
Texto escrito por:
Fisioterapeuta