loading3

Liberacão miofascial na cervicalgia

Quem já sentiu dor na região do pescoço, sabe o quão doloroso e desconfortável é não conseguir mexer a cervical e os ombros como gostaria. Esse desconforto muito comum pode ser a cervicalgia, que é essencialmente dor na coluna cervical, região mais flexível da coluna em relação a movimentos.

Rica em terminações nervosas que se ramificam para mãos, braços, pescoço e ombros, a cervical constitui uma área com alto potencial para desenvolvimento de dor e limitação dos movimentos. Na maioria dos casos, a dor não é pontual, e sim irradiada para outras regiões, principalmente ombros. A Fisioterapia ao longo dos anos desenvolve e aprimora técnicas para melhorar os sintomas referidos, principalmente a dor. Uma das técnicas que trata a cervicalgia é a Liberação Miofascial (mio = músculo + fáscia = tecido conectivo).

A Liberação é realizada manualmente e diretamente com a fáscia (membrana de tecido conjuntivo que facilita a movimentação dos músculos presentes em todo nosso corpo), com manobras que ajudam a relaxar e alongar os músculos. Quando existe uma restrição nesta estrutura podemos ter dificuldade de movimentos, problemas de circulação e dor. Com essas manobras é possível alterar a forma desta estrutura e melhorar estes sintomas. Logo na primeira sessão é possível ter a sensação de relaxamento e flexibilidade.