loading3
Dicas de saúde

Dry Needling no tratamento da dor muscular

Atualizado em 28 de Junho de 2021

O Dry Needling é uma técnica minimamente invasiva que consegue, através da aplicação de finas agulhas, reduzir a dor e a tensão muscular, sem utilizar nenhum tipo de medicamento.

A dor miofascial surge quando algum músculo sofre uma tensão excessiva, além do que suas fibras conseguem suportar. Nas partes de maior tensão do músculo ou da fáscia muscular, são formados nódulos dolorosos a palpação, chamados de pontos-gatilho ou trigger points.

Normalmente essa tensão é causada por má postura, estresse, excesso de exercícios, sobrecarga, movimentos repetitivos, fraqueza ou desequilíbrio muscular.

Quando aplicada no ponto-gatilho, a agulha provoca um efeito mecânico que desativa as fibras que estão em tensão. Além disso, há também aumento do fluxo sanguíneo local, o que melhora a circulação e oxigenação dos tecidos. Todo esse processo relaxa a musculatura e alivia a dor de forma imediata.

Nesse caso específico, a técnica é associada com massagem terapêutica, realizada após a retirada das agulhas. A massagem contribui para um efeito ainda melhor, pois relaxa a musculatura que está próxima aos pontos de maior tensão, o que torna o atendimento mais completo e eficaz.

Ana Claudia Lazzari Segatto
Texto escrito por:
Fisioterapeuta