Atualizado em 3 de Julho de 2023

A Osteopatia é uma especialização da fisioterapia que tem como principal objetivo buscar a homeostase, ou seja, ajudar o corpo a reestabelecer o equilíbrio e a promover a autocura.

Todos os sistemas do nosso corpo se relacionam entre si e para que eles funcionem de forma correta é preciso que estejam em perfeito equilíbrio.

Se algum tecido estiver com aumento de densidade ou com alguma barreira/restrição, irá gerar uma repercussão negativa, provocando limitação de movimento e/ou dor.

A Osteopatia utiliza técnicas manuais para melhorar a parte mecânica dos músculos e das articulações, a fluidez dos líquidos corporais, dos nervos e dos vasos sanguíneos e também a função das vísceras. Assim, consegue eliminar as barreiras, fazendo com o que o corpo recupere sua capacidade de autorregulação e de autocura, aliviando os sintomas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Indicações

As indicações independem da patologia/doença, porque visam sempre o alívio dos sintomas. O paciente é avaliado como um todo para que se possa identificar a origem da disfunção que está causando determinado sintoma e a partir daí realizar as técnicas específicas para poder tratar.

Benefícios

• Alívio das dores.
  • Melhora da amplitude de movimento.
  • Redução da rigidez articular.
  • Diminuição das tensões/contraturas musculares.
  • Melhora da oxigenação e da circulação sanguínea dos tecidos.
  • Bem-estar geral e melhora da qualidade de vida.

Dicas

A Osteopatia pode ser realizada de forma preventiva, buscando manter o corpo em total equilíbrio pra evitar o surgimento de possíveis disfunções.

Utilizar roupas confortáveis durante as sessões, para não dificultar a realização das técnicas.

O atendimento é sempre individual e tem duração média de 50 minutos.

Tanto a avaliação, quanto o tratamento, são feitos de acordo com a hierarquia dos tecidos priorizada pela Osteopatia (nervos, músculos e articulações, respectivamente). Na primeira sessão, a profissional irá avaliar se há algum comprometimento nervoso e já irá tratar. Na sequência, avalia e trata os próximos tecidos, até chegar na articulação/coluna.

Dependendo da complexidade da disfunção que o paciente apresentar, precisará mais sessões para se obter um melhor resultado.