loading 1 loading 2
Natação Infantil - Aprendendo a fazer bolhas
Natação Infantil - Batendo perna
Natação Infantil - Pulando da borda
Natação Infantil - Batendo perna
Natação infantil - aula individual
Natação infantil - aula individual

Natação Infantil

A natação  infantil proporciona à criança melhora na sua aptidão física e em seu convívio social, pois o desenvolvimento na água ocorre de acordo com sua maturação, com aprimoramento de seus reflexos e de sua coordenação. A criança aprende de uma forma lúdica a se comunicar com outras pessoas.

Durante as aulas são observadas e desenvolvidas as habilidades de cada criança, tais como respiração, flutuação, coordenação motora( braços e pernas), interação social, dentre outros. Essas variam de acordo com o nível e a idade em que a criança se encontra. Atendemos crianças a partir dos 6 meses de idade, trabalhando desde iniciação (adaptação ao meio líquido) até o domínio dos 4 estilos.

Indicações

A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é de que as crianças comecem nadar a partir dos 6 meses. Nessa idade, o ouvido fica desenvolvido o suficiente para dificultar a entrada da água, reduzindo as chances de infecção. Além disso, o bebê também já estará imunizado contra algumas doenças.

É importante lembrar que o esporte contribui para o desenvolvimento do ser humano de uma forma integral, sendo nos aspectos: cognitivo, emocional e sócio-afetivo. Também é incontestável a eficácia e a eficiência da natação para a melhoria do aspecto físico e da postura, que são essenciais para o desenvolvimento motor do bebê.

Este esporte pode e deve ser praticado tanto por crianças normais quanto por crianças portadoras de necessidades especiais.

  • Crianças com atraso no desenvolvimento motor.
  • Obesidade.
  • Hiperatividade.
  • Problemas respiratórios com asma e bronquite.

Benefícios

  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória, o tônus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força e a velocidade;
  • Desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade.
  • Estimula as percepções tátil, auditiva e visual.
  • Trabalha as noções espacial, temporal e de ritmo.
  • Aumenta sociabilidade e autoconfiança.
  • Estimula um sono mais tranquilo.
  • Reforça o apetite.

Dicas

  • Utilizar traje de banho, mulheres maiô e homens calção. Trazer toalha e chinelo de dedos. Para os que necessitam utilizar fralda própria para piscina. Todos os clientes ganham uma touca para entrar na piscina.
  • Para bebês ou crianças pequenas é bom que o responsável venha preparado para entrar na piscina, caso haja necessidade, para adaptação da criança.
  • Para o conforto de nossos clientes oferecemos: shampo, condicionador, creme hidratante corporal, escova de cabelos, banheira para bebês.

Atendimento

As aulas de natação são realizadas de forma individual, ministradas por um professor de educação física que entra na piscina com o aluno.

A evolução da criança ocorre de acordo com sua maturação, com aprimoramento de seus reflexos e de sua coordenação. A criança aprende de uma forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido.

Essa evolução das habilidades desenvolvidas é avaliada pelo professor e entregue aos pais, para os mesmos terem um acompanhamento de seus filhos durante o decorrer das aulas, a clínica oferece ainda para seus alunos, certificados de natação, referente ao grau de habilidade que a criança se encontra, o que também serve de estimulo para as crianças.