loading3

Psoas, o músculo da alma

O Psoas maior é o músculo mais profundo do nosso corpo e o único que liga a coluna vertebral ao quadril, nos permitindo ficar em pé, andar e nos manter estáveis. Ele é responsável pelos movimentos de flexão do quadril, rotação lateral da coxa, flexão lateral da coluna, movimentação e estabilização da pelve.

Sua origem se dá nos corpos vertebrais da L1 (lombar) até L4 e nos processos transversos de T12 (torácica 12) e L5, se inserindo no trocânter menor do osso do fêmur, onde se funde com o músculo ilíaco, formando o iliopsoas.

Nessa região de T12 está o diafragma, onde o psoas maior forma uma conecção através de uma fáscia e tendo influência na respiração. Outra característica interessante descoberta sobre ele é sua capacidade de percepção de emoções, por isso chamado o músculo da alma.

O sistema nervoso central recebe informações desse músculo, que em momentos de estresse fica em tensão para correr do perigo. Sendo assim, quando estamos em estresse contínuo esse músculo sofre tensões desnecessárias, levando a uma má postura, causando dores lombares, ciáticas, degeneração de discos vertebrais e quadril.

Na Fisioterapia e no Pilates podemos trabalhar de forma eficiente com exercícios específicos de alongamento e fortalecimento desse músculo, levando a uma qualidade de movimento e força. Melhorando sua postura, desconfortos e trabalhando sua “alma”.