Loading
Clínica Antonio's
Dicas de saúde

A importância da massagem na menopausa

Atualizado em 26 de Janeiro de 2026

Sentir dores na menopausa é comum devido à diminuição hormonal, principalmente do estrogênio, que provoca dores de cabeça e enxaqueca, afeta as articulações (coluna, mãos, joelhos), os músculos (provoca tensão e rigidez), nervos (provoca formigamento e queimação), entre outros diversos sintomas. Uma forma de amenizar os desconfortos provocados pelo climatério (menopausa) é realizando sessões de massagem.

Qualquer tipo de massagem vai auxiliar a amenizar os sintomas. Massagem Relaxante, Terapêutica, com Pedras Quentes ou Drenagem Linfática. A massagem é uma excelente terapia complementar e muito indicada na menopausa.

Principais benefícios da massagem na menopausa:

  • Redução do estresse e ansiedade: Diminuição dos níveis de cortisol, ajudando a combater a insônia e melhorando o humor, promovendo assim um relaxamento físico e mental.
  • Melhora da circulação e inchaço: A drenagem linfática é recomendada para reduzir o inchaço, que é comum nessa fase.
  • Alívio de dores: massagens terapêuticas e relaxantes ajudam a liberar a musculatura, reduzindo a tensão, estresse, ansiedade e dores musculares e articulares
  • Equilíbrio emocional: com a massagem, ocorre a liberação de hormônios como endorfina e serotonina, proporcionando sensação de tranquilidade e bem-estar.
Janaína Staub
Texto escrito por:
Esteticista - Facial e Corporal
Massagem
Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Acesse nossa Política de Privacidade.