loading3

Insônia

O que você está passando neste momento que te deixa em alerta?

Na natureza quando um animal sente que algo pode ser perigoso, para ele ou para sua cria, ele entra em um estado de alerta. Com isso vários mecanismos arcaicos de defesa entram em ação, provocando a redução do sono, pois dormir pode colocar em risco sua sobrevivência ou a do grupo. 

Essa memória instintiva de proteção também se reproduz nos humanos. Frente a uma situação de perigo, nossos mecanismos de defesa são ativados. Porém, temos uma diferença importante a ser considerada, o cérebro humano reage ao risco real, mas também a um risco imaginário ou simbólico. 

Assim como o perigo real, no caso de um assalto, por exemplo, a possibilidade de perder um emprego (mesmo que imaginária), pode ser suficiente para iniciar um processo orgânico de alerta. O cérebro percebe a situação como algo perigoso, pois se faltar dinheiro, pode faltar alimento, que é essencial à vida. Este estado de tensão aumenta os níveis de hormônio do estresse, com objetivo de estimular a tomada de uma atitude para resolver logo o problema. Ao mesmo tempo, devido a isso, podem aparecer sintomas físicos e emocionais desagradáveis, como a insônia, a agitação, o aumento da frequência cardíaca e respiratória, dificuldade de concentração, alterações intestinais, entre outros. 

Situações de incertezas, dúvidas, medos podem ser a chave para iniciar vários distúrbios no organismo. Essas alterações, por um curto período de tempo, serão respostas biológicas benéficas que ajudarão o indivíduo a resolver uma situação difícil o mais rápido possível, mas quando não se consegue tomar uma atitude, esse comportamento pode se transformar em problemas crônicos de saúde.  

Você está apresentando estes sintomas? Esta com dificuldade de iniciar ou manter o sono? Esta situação esta causando cansaço, dores tensionais e mal-estar? Então a Microfisioterapia pode te ajudar! 

Através de toques suaves na pele, o fisioterapeuta pode identificar o que gerou o inicio dos sintomas relatados pelo cliente, e desta forma estimular o corpo a voltar para um estado de equilíbrio.  Restaurando a qualidade do sono e trazendo alívio para os desconfortos causados pelo estado exacerbado de tensão. 

Daniela Freitas (Fisioterapeuta) 

Fale conosco
pelo WhatsApp!
icons8 whatsapp