Área de especialidade da fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso, abrangendo tanto o sistema nervoso central como o periférico, bem como aqueles com doenças neuromusculares (do neurônio motor, da placa motora e do músculo propriamente dito, miopatias). O fisioterapeuta Neurofuncional tem a responsabilidade de avaliar o paciente, dar o diagnóstico cinético funcional, prescrever o tratamento e realizá-lo.
Estes atendimentos podem ser realizados na piscina ou fora dela, sempre buscando a funcionalidade e aproveitando os benefícios que cada meio oferece!
Objetivo:
Avaliar os déficits funcionais e através de exercícios direcionados, promover padrões motores adequados para cada caso, por exemplo: aumentando a amplitude de movimentos, normalizar/melhorar a postura, aperfeiçoar as habilidades cognitivas e a memória, prevenir o surgimento de novas doenças, melhorar a força muscular, a coordenação motora e o equilíbrio.
Buscar o bem-estar físico e emocional, reabilitando o paciente para que possa realizar suas atividades com o maior nível de independência possível, para consequentemente melhorar a qualidade de vida e assim promover a reintegração na sociedade;
Atua com:
Fonte da imagem: http://www.clinicacauchioli.com.br/noticias/que-fisioterapia-neurofuncional/