loading3
Dicas de saúde

Envelhecer com qualidade de vida é possível!

Atualizado em 21 de Junho de 2021

Envelhecer com qualidade requer prevenção e cuidado. O envelhecimento é um processo natural e inevitável do ser humano, com isso observamos alterações e desgastes em vários sistemas.

As mudanças no corpo são lentas, porém contínuas, muitas vezes dificultam as atividades de vida diária, principalmente devido à redução de força, massa muscular, equilíbrio, coordenação e mudanças posturais, doenças degenerativas articulares, musculares e neurológicas.

Manter-se ativo contribui para que esses e outros fatores não progridam, melhorando a condição física, emocional e social dos indivíduos. É possível prevenir maiores danos, estabelecendo independência no dia a dia.

Muitas são as atividades para se mantiver ativo. Exercícios com qualidade e orientação de um profissional de Educação Física e Fisioterapeutas são ideais, como Pilates, fisioterapia, treinamento funcional, hidroterapia e hidroginástica.

Pilates

Pilates

O Pilates através dos seus princípios melhora a respiração, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, consciência corporal, postura, força muscular, cognitivo, entre outros. É uma atividade que trabalha o corpo como um todo, utilizando equipamentos com sistema de molas.

As atividades na água, como a Hidroterapia e Hidroginástica melhoram o desempenho cardiorrespiratório, força muscular, coordenação, circulação sanguínea, relaxamento, entre outros. Ideal para indivíduos com dores articulares e musculares, falta de equilíbrio e dificuldades motoras.

A prática regular de exercícios proporciona bem-estar, saúde e qualidade de vida. Nunca é tarde para começar.

Hidroterapia
Hidroterapia
Cássia C. Bordignon
Texto escrito por:
Fisioterapeuta