loading3
Dicas de saúde

Como funciona a avaliação e o atendimento da Fisioterapia Pélvica

Atualizado em 10 de Maio de 2021

Inicialmente será feita uma avaliação onde você irá me contar o que lhe trouxe até mim e responder várias perguntas para eu poder entender a sua situação. Após, se você se sentir confortável, será realizado um teste por meio do toque para identificar o grau de contração do períneo, chamado de AFA (Avaliação Funcional do Assoalho Pélvico).

Assim que forem identificadas as disfunções e as possíveis causas, será traçado o plano terapêutico, definindo a frequência semanal e o tipo de tratamento.

Já na primeira sessão, serão realizados exercícios de percepção e contração do períneo, para que você aprenda a contrair e relaxar essa musculatura de forma correta.

As próximas sessões serão feitas de acordo com o objetivo proposto. Podem incluir exercícios específicos, massagens perineais e dilatação vaginal, com ou sem uso de cones e dilatadores vaginais. A escolha do tipo de tratamento dependerá do seu caso.

Não é possível afirmar quantas sessões precisarão ser feitas para se obter o resultado final, pois a evolução do tratamento depende de cada caso e de cada pessoa. Ao final do tratamento, antes da alta fisioterapêutica, você será reavaliada para certificar que está apta a dar continuidade ao tratamento em seu domicílio, sem precisar ter acompanhamento presencial.

Ana Claudia Lazzari Segatto
Texto escrito por:
Fisioterapeuta