loading3
Dicas de saúde

Como está o movimento da sua coluna?

Atualizado em 21 de Junho de 2021

Nossa coluna possui 33 vértebra, entre cada ossinho desses existem movimentos, com exceção do coccix (sacro, o final da coluna), esses movimentos são essenciais para a nossa saúde e atividades que realizamos no dia a dia.

A coluna inicia no pescoço, logo abaixo do crânio já temos a nossa primeira vértebra da coluna, ela continua até o nosso quadril, com a coluna realizamos movimentos de flexão e extensão, quando dobramos o tronco, a cabeça, para frente e para trás. Inclinação lateral e rotações, quando giramos o tronco e pescoço. Esses movimentos são também combinados, quando vamos pegar algo no chão, podemos fazer ao mesmo tempo a flexão, inclinando o troco para frente, girando e inclinando o tronco para um dos lados para alcançar um objeto.

Quando algum desses movimentos está reduzido ou "travado", possivelmente alguma das nossas vértebras está na posição errada. Ou ainda, podemos estar com algum problema nas partes moles que envolvem esses ossos, como músculos, tendões, discos. Essa dificuldade de movimento na coluna pode ser causada por diversos fatores, posição errada ao dormir, trabalhar, erguer peso, fazer um esforço excessivo ou repetitivo, alguma queda ou batida.

Com a coluna desalinhada, sentimos dore e desconforto, isso também vai gerando uma tensão muscular, como forma de proteger o local da dor, nosso corpo automaticamente contrai a musculatura que está em volta como forma de proteção. Com isso a dor e a rigidez no movimento da coluna acabam aumentando enquanto ela não retorna a posição natural.

Por exemplo, quando temos um torcicolo, a causa inicial é uma contração exagerada da musculatura (contratura muscular), o músculo está ligado, inserido, aos ossos do pescoço, esse músculo acaba puxando uma ou mais das vértebras cervicais(ossos do pescoço) deixando a coluna desalinhada, na posição errada. Além da contratura no músculo, esse é um dos motivos que contribuem para a dor, dificuldade de girara a cabeça e pescoço quando temos um torcicolo.

E se isso acontece, como melhorar?

Na quiropraxia é realizada uma avaliação de toda a coluna, assim conseguimos identificar qualquer alteração da posição ou falta de movimento nas articulações da coluna.

Através de manobras e ajustes manuais realinhamos as vértebras, liberando o movimento, aliviando as dores na coluna. A quiropraxia é indicada para dor nas costas em qualquer região, no pescoço, no meio das costas (coluna torácica), mais para baixo na região lombar, e bem em baixo, no cóccix.

Se você sente algum desconforto ou dificuldade nos movimentos da coluna, já sabe o que fazer! Vem pra quiro!

Clóvis Alberto Koppe Junior
Texto escrito por:
Fisioterapeuta