Loading
Dicas de saúde

Você sabe como funciona a sessão de osteopatia?

Atualizado em 12 de Agosto de 2024

É iniciada por uma avaliação detalhada com base no histórico de vida do paciente e na queixa principal dele, pois é ela que vai nortear o tratamento.

Como os nervos, músculos e articulações se comportam de forma diferente, são feitos questionamentos do tipo de dor, da intensidade e do período de latência, para descobrir qual desses tecidos está comprometido.

Após obter todas as informações julgadas necessárias, são feitos testes específicos para comprovar se determinado tecido está em disfunção, e então, começar o tratamento. Quando houver redução dos sintomas e da restrição encontrada, passa-se a avaliar e a tratar o próximo tecido.

Na osteopatia estrutural, a hierarquia dos tecidos deve ser respeitada, e o tratamento deve iniciar sempre pelo tecido neural, até chegar no tecido articular, se preciso.

O tratamento é feito apenas com técnicas manuais, como mobilização neural, inibição de pontos de tensão e manipulação articular. O objetivo principal é eliminar as barreiras que impedem o corpo de promover a autocura e de encontrar o equilíbrio.

Dependendo do caso e da gravidade da disfunção, é possível trabalhar todos os tecidos em apenas uma sessão. Porém, os pacientes na sua maioria, necessitam mais algumas sessões para obter um melhor resultado.

A duração do tratamento, bem como o intervalo entre as sessões, depende da resposta sintomática de cada pessoa. É preciso esperar uma reação do corpo após as intervenções e isso varia de acordo com cada situação.

Ana Claudia Lazzari Segatto
Texto escrito por:
Fisioterapeuta
Osteopatia
Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Acesse nossa Política de Privacidade.