loading3
Dicas de saúde

Você está estressado?

Atualizado em 21 de Fevereiro de 2022

Esta é uma pergunta muito frequente nos consultórios. E muitas vezes não sabemos respondê-la. Na correria do dia a dia não percebemos os sinais do corpo, como cansaço excessivo, noites mal dormidas, dores no corpo, irritabilidade...

O estresse é algo normal e natural do nosso cotidiano. Um mecanismo que nos coloca em estado de alerta em situações de perigo ou mudança. Surge com o medo, preocupação, irritação, ansiedade, momentos de decisões, de mudanças, entre outras.

Em doses moderadas, o estresse é algo necessário a nossa sobrevivência. O problema está quando esse sinal de alerta fica longos períodos ligado, ou passamos por uma situação muito forte de estresse. Os níveis de cortisol se elevam e nosso corpo começa a sofrer danos.

Um dos mais comuns é a tensão muscular. Nossa cabeça parece que vai explodir, os ombros pesam, o pescoço fica duro e a coluna dói. O corpo fica travado e cansado.

Dentro da Fisioterapia existem técnicas que auxiliam na redução do espasmo muscular e trazem relaxamento e bem-estar, entre elas a Liberação Miofascial, Mobilizações articulares, Ventosaterapia, Massagens e Alongamentos. Preste atenção nos sinais do teu corpo e procure um profissional para te auxiliar.

Liberação Miofascial
Liberação Miofascial
Cássia C. Bordignon
Texto escrito por:
Fisioterapeuta