Loading
Dicas de saúde

Toda dor nas costas é Hérnia de Disco?

Atualizado em 3 de Fevereiro de 2025

Por mais que a hérnia de disco seja uma causa muito comum de dor, ela não é a única que pode gerar esse sintoma. Diversas causas, que frequentemente atuam de forma combinada, podem contribuir para o surgimento da dor nas costas. As principais delas estão relacionadas a:

Fatores genéticos

Condições hereditárias podem predispor uma pessoa a desenvolver disfunções na coluna ou nas estruturas associadas.

Má postura

Passar muito tempo sentado ou em pé de forma inadequada pode sobrecarregar as estruturas da coluna, sendo um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de dor.

Esforço físico excessivo

Atividades como levantamento de objetos pesados, movimentos repetitivos ou exercícios de alta intensidade, quando realizados sem a técnica adequada, podem causar dores ou até mesmo lesões mais graves.

Tensão muscular

O estresse prolongado, seja devido ao excesso de atividades ou ao estresse emocional, torna a musculatura mais rígida. Essa tensão e rigidez resulta em dor, desconforto e até dificuldade para se movimentar.

Estilo de vida

O estilo de vida tem um grande impacto no desenvolvimento de dores nas costas. Fatores como sedentarismo, excesso de peso e até mesmo os mencionados anteriormente (má postura e estresse) contribuem significativamente para o aparecimento e agravamento da dor.

Distúrbios da coluna

Condições que afetam a estrutura e o funcionamento da coluna, como hérnia de disco, artrite, fraturas, escoliose, entre outras, podem resultar em dor, rigidez e complicações neurológicas.

Como diferenciar os tipos de dores nas costas?

Vários fatores são levados em consideração para definir um diagnóstico.

É muito importante saber a localização da dor, o tipo de dor que está acometendo o paciente, se a dor ou desconforto se mantém constante ou acontece em determinados momentos do dia, se há piora ou melhora em determinados movimentos, além de saber se ocorrem sintomas associados, como formigamento, fraqueza, perda de sensibilidade e febre.

Entender todo o contexto é muito importante para definir as melhores condutas do tratamento.

Hérnia de disco

Ocorre quando o disco intervertebral comprime os nervos próximos e causa dor. Em muitos casos, a dor não se encontra somente em uma região, acabando por irradiar para os braços e pernas, dependendo do nível da compressão.

Além de dor, pode ocorrer formigamento, sensação de queimação, perda de sensibilidade e, em casos mais graves, até a perda de força.

O aumento da pressão sobre o disco intervertebral, como ao se sentar, tossir ou espirrar, piora os sintomas.

Tensões musculares

Geralmente, acontece em uma área específica, sem irradiar dor para outras estruturas. Pode estar associada à rigidez e limitação dos movimentos. Ocorre principalmente após algum esforço excessivo ou devido à má postura.

Alongamentos, descanso e compressas de água quente costumam ajudar a amenizar os sintomas.

Problemas em órgãos internos

Condições como pedra nos rins, infecções renais ou alguns problemas digestivos podem ocasionar dores nas costas. Nesses casos, geralmente, a dor é mais difusa e difícil de localizar em um ponto exato da coluna.

Normalmente, não apresenta piora significativa durante a palpação da região, podendo vir associada a febre, náusea e dificuldades para urinar.

Fraturas na coluna

Podem ser causadas por um trauma direto (acidente/queda) ou devido à osteoporose, que é o enfraquecimento do osso.

Nos casos de osteoporose, a dor tende a aumentar de forma gradual, diferente de quando acontece um trauma direto, em que as fraturas estão acompanhadas de dor intensa, que piora em movimentos simples, como se mover.

O aumento da pressão na região, como ao sentar e realizar atividades físicas, tende a piorar os sintomas. Nesses tipos de caso, a palpação da vértebra fraturada geralmente ocasiona um aumento significativo dos sintomas, devido ao quadro inflamatório de toda a região.

Síndrome do piriforme

Os sintomas são semelhantes aos sintomas de uma crise de dor ciática. Ocorre dor, formigamento, fraqueza ou sensação de queimação, desde a região do glúteo até as pernas ou pés.

Isso acontece devido à anatomia do músculo piriforme, que se encontra na região do glúteo, próximo à base da coluna. Disfunções e sobrecargas dessa musculatura podem causar a compressão do nervo ciático, e, por isso, acaba sendo confundida com outros acometimentos.

Maicon Dilélio Grigolo
Texto escrito por:
Fisioterapeuta
Quiropraxia
Técnica que tem como base o diagnóstico e o tratamento de disfunções musculares e articulares, especialmente no que se refere à coluna vertebral.
Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Acesse nossa Política de Privacidade.