loading3
Dicas de saúde

Posição correta ao dormir!

Atualizado em 3 de Maio de 2021

A posição de dormir é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Porém para conseguirmos os benefícios do sono, devemos saber sobre a posição correta de dormir, para descansar a musculatura e as articulações e com isso contribuir para o bom estado de nossa saúde.

Está preocupado com a posição que você dorme? Não se preocupe, ajudaremos você explicando qual a melhor maneira de dormir e ajudá-los a adotar uma posição mais saudável na hora do sono.

Dormir de lado

Esta é considerada a melhor posição de dormir, principalmente se colocarmos um travesseiro entre as pernas, pois assim conseguimos ficar com a coluna “alinhada”. Também é importante salientar que o travesseiro na cabeça deve ter a altura correta (o pescoço não deve ficar inclinado para cima nem para baixo).

Também devemos ficar atentos é manter e respeitar as curvaturas naturais da coluna, ou seja, ficar com as pernas levemente flexionadas e o quadril relaxado. Os braços não devem ficar para cima, pois isso pode fazer com que você acorde com dores nos ombros.

Dormir de barriga para cima

Não é a posição mais correta, pois favorece a apneia e o ronco, e a coluna não fica “alinhada”. Porém, se você só consegue dormir nesta posição, então uma dica que podemos lhe dar é colocar travesseiros abaixo dos joelhos, mantendo a flexão dos mesmos, favorecendo um relaxamento dos músculos da região lombar e das coxas.

Dormir de bruços

Esta posição é totalmente inaceitável, pois tem o agravante do pescoço. Para dormir de barriga para baixo e respirar, você terá que virar a cervical (pescoço) para o lado, fazendo uma rotação de 90º graus. E se utilizar travesseiro, pior ainda, pois além da rotação, fará uma hiperextensão, e isso contribuirá para dores no pescoço e nas costas, além de ajudar no aparecimento de bursites, tendinites e dores de cabeça.

# Antes de tudo não se esqueça. Um bom colchão é fundamental para a qualidade do sono!

Fonte das imagens: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias

Dormir de lado
Dormir de lado
Dormir de barriga para cima
Dormir de barriga para cima
Dormir de bruços
Dormir de bruços
Clóvis Alberto Koppe Junior
Texto escrito por:
Fisioterapeuta