loading3
Dicas de saúde

O que é fáscia?

Atualizado em 13 de Julho de 2021

A fáscia muscular é um tecido conjuntivo fibroso contínuo e tridimensional, que reveste e conecta todas as estruturas corporais. É um emaranhado de fibras como se fosse uma teia de aranha.

Existem dois tipos, a fáscia superficial que fica logo abaixo da pele, como se fosse uma roupa que vestimos do pé a cabeça e a fáscia profunda, encontrada nos músculos profundos, órgãos, fibras nervosas, entre outras. É constituído principalmente de elastina, colágeno e água. Possui rica inervação, vascularização, canais linfáticos e receptores proprioceptivos (5x mais que o músculo).

A fáscia controla o movimento, sustenta, protege, separa e molda as estruturas, lubrifica, nutri e transmite energia ao músculo.

Suas características são viscoelasticidade, que conserva sua forma, plasticidade que quando esticada assume um novo comprimento e biotensigridade, possui equilíbrio de tensões, onde um estímulo dado em um lugar repercute em outro.

Ela está intimamente ligada ao músculo e já se sabe que tem um papel contrátil significativo com o músculo. Quando possui aderências (tensões) devido à desidratação das células essa relação não funciona bem e as lesões podem surgir.

Quando manipulada tiramos essas tensões, melhorando o movimento do músculo, a amplitude das articulações e aliviando a dor.

Cássia C. Bordignon
Texto escrito por:
Fisioterapeuta