O nariz já começou a escorrer aí?

Atualizado em 20 de Maio de 2024

As doenças respiratórias apresentam um dos principais desafios de saúde pública em todo mundo, especialmente quando se trata de crianças e adolescentes. Essas faixas etárias são particularmente vulneráveis a complicações respiratórias devido a uma série de fatores, incluindo sistema imunológico ainda em desenvolvimento e exposição a infecções virais e bacterianas, principalmente em escolas e creches.

O período entre março e julho é considerado época de grande pico de atendimento de crianças em pronto atendimento, devido à chegada do outono, onde o ar seco predomina e há maior circulação de vírus respiratórios, ocasionando as infecções de via área superior, gripes, resfriados, pneumonia e as temidas bronquiolites.

Confira alguns sinais e sintomas que pais e responsáveis devem estar atentos:

• Falta de ar.
  • Cansaço.
  • Prostração.
  • Presença de esforço respiratório, onde a criança utiliza músculos da barriga e pescoço para respirar, assim como batimento de asa de nariz.
  • Em casos mais graves, pode-se observar cor azulada em lábios e pontas de dedos.
  • Presença de tosse com produção de secreção e chiado no peito.

Como a fisioterapia respiratória pode auxiliar no tratamento e prevenção de doenças respiratórias?

A fisioterapia respiratória, através de uma avaliação minuciosa, trata objetivos e condutas condizentes com o quadro clínica da criança. Ausculta pulmonar, padrão respiratório, assimetrias torácica, história clínica e pregressa, fatores ambientais e sociais e uso de medicações são alguns tópicos que serão levados em conta na hora de planejar o plano terapêutico.

Dentre os principais benefícios da fisioterapia respiratória, destacam-se:

• Melhora da expansibilidade torácica.
  • Redução do esforço respiratório.
  • Higiene brônquica efetiva.

Como a fisioterapia respiratória é realizada?

No tratamento de crianças mais novas, empregam-se predominantemente exercícios respiratórios manuais e passivos, com muito carinho. Muitas técnicas utilizadas antigamente, hoje são deixadas de lado.

Nas crianças maiores, que compreendem comandos, utilizamos ainda técnicas manuais, mas são agregados equipamentos e elementos lúdicos que auxiliem no objetivo proposto.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a fisio respiratória? Não deixe ela de fora no tratamento e prevenção das doenças respiratórias do seu pequeno. Você vai ver a diferença!!

Bárbara da Costa Flores
Texto escrito por: