loading3
Dicas de saúde

Natação, o melhor exercício para bebês e crianças

Atualizado em 21 de Junho de 2021

A criança que pratica natação é estimulada de forma diferente em comparação as outras atividades físicas infantis. Existem benefícios que só temos quando estamos na água, a natação é um esporte completo para crianças e bebês, desenvolve as habilidades motoras e cognitivas.

Separamos aqui alguns desses benefícios:

Autoconfiança e autoestima

Conquistar novas habilidades em um ambiente diferente é sempre um desafio para todos. Quando a criança percebe que é capaz de superar esses desafios e medos, que consegue realizar um movimento novo e diferente, aumenta a segurança e confiança em si mesma.

Desenvolvimento motor

Na piscina a criança experimenta diferentes movimentos, posições, estimulando o desenvolvimento motor e a consciência corporal. Essas experiências aceleram e facilitam o desenvolvimento motor.

Equilíbrio

Quando estamos dentro da água ela apoia o nosso corpo, nos segura, isso porque a densidade e viscosidade da água é maior do que a do ar, facilitando os movimentos que a criança ou bebê estão aprendendo. Quando a criança tem dificuldade para caminhar, por exemplo, se torna muito mais fácil na piscina em comparação ao solo, e isso acelera o aprendizado da caminhada, uma vez que ela consegue caminhar na piscina, se torna mais fácil caminhar fora dela.

Prevenção de afogamento

Desenvolver o nado, mergulho e deslocamento na piscina. Saber nadar é importante em todos os meses do ano. Geralmente nos preocupamos com isso apenas no verão, aprender leva tempo. Crianças que praticam natação estão mais seguras o ano todo.

Fortalecimento pulmonar

Bebês e crianças que sofrem com bronquite, asma, rinite ou outro tipo de inflamação nas vias respiratórias, precisa praticar exercícios físicos para melhorar.

A natação é a mais indicada porque os exercícios dentro da piscina contribuem para aumentar a entrada e saída de ar nas vias respiratórias.

Quando estamos dentro da água, ela exerce uma pressão em todo o corpo, essa propriedade da água se chama pressão hidrostática, precisamos fazer mais força para inspirar (puxar o ar) e ela ajuda a expiração (soltar o ar).

Bebês e crianças com asma e bronquite, assim como os adultos, chamamos de retentores de ar, inspiram muito e tem dificuldade para expirar. A água provoca o movimento contrário, estimulando exatamente o que o seu filho precisa, dando a ele qualidade de vida. Crianças que não sofrem com isso fazem uma prevenção de problemas respiratórios que são comuns na infância.

E claro! É além de tudo isso é uma atividade prazerosa, superdivertido, todas as atividades são pensadas de forma lúdica e com brincadeiras! Em um ambiente quentinho e repleto de amor!

Lenara Teixeira
Texto escrito por:
Educadora Física