A natação é um esporte que pode ser praticado a partir dos 6 meses de idade, nessa fase o ouvido do bebê já está desenvolvido por completo, o que impede a entrada da água na região. Além disso, a probabilidade de infecção é menor, uma vez que o pequeno já está imunizado contra algumas doenças.
É nesse período também que o bebê começa a desenvolver a coordenação motora, a ter noções de espaço e tempo e possuir uma base psicológica e neurológica para o autossalvamento. Também já possui uma maior resistência cardiorrespiratória e muscular.
As faixas etárias podem ser divididas da seguinte forma:
Nesta fase, a criança sente que a água é divertida e estimulante, as aulas têm um caráter lúdico, sem muita exigência, vamos adaptando o bebê ao meio líquido. Utiliza-se de balanços e flutuações, deixando a criança confortável ao sentir a água no rosto, até que a criança coloque o rosto na água voluntariamente e fazer bolinhas, iniciando assim o trabalho de segurança aquática.
Também iniciamos exercícios de equilíbrio, como, por exemplo, subir e ficar de pé no tapete de EVA, saltando com o auxílio da professora, até se sentir confiante para pular sozinho. A criança realiza movimentos livres e espontâneos, com estímulos para bater as perninhas e os braços, associando o mergulho aos movimentos.
Nesta fase, a criança que já pratica natação, está ambientada com a água e tem maior entendimento sobre as atividades que vai realizar. Interage mais com a professora, faz sustentação na barra sozinha, adquire equilíbrio, salta sozinha, faz movimentos livres, deslizes e mergulhos acompanhados. As habilidades de segurança aquática são estimuladas.
Com 3 anos, as crianças já dominam o equilíbrio, se deslocam com facilidade na plataforma e tapetão, utilizam materiais para deslizar e flutuar. Executam saltos variados com mergulho e o desenvolvimento das habilidades de segurança aquática já é melhor.
Com 4 anos, há domínio e autonomia ao ambiente e materiais. As crianças iniciam a fase que aumenta a independência no meio aquático. Os exercícios apresentam diferentes graus, realizando uma progressão do mais fácil ao difícil.
Já com 5 anos, as crianças têm maturidade para movimentos de coordenação mais fina, início dos nados crawl e costas, saídas e viradas simples e atividades de segurança aquática.
Início simplificado das técnicas dos quatro estilos de nado, de forma simples e estimulando a competição de forma lúdica, como apostar corrida com a professora. Iniciamos também o aprendizado das saídas e viradas, exigindo maior habilidade e concentração e atividades de sobrevivência aquática.
Nessa fase, o aluno deverá realizar a propulsão da pernada de crawl e costas com e sem auxílio de material, de forma simultânea e simples. Para o nado crawl deve-se executar a respiração lateral e pernada lateral, além de incentivar o nado em apneia. As aulas são mais dinâmicas, com correções técnicas e exercícios educativos para auxiliar no aperfeiçoamento dos quatro nados, atividades dinâmicas de desafios e estímulos aeróbicos de velocidade.