loading3
Dicas de saúde

Liberação miofascial na dor do ombro

Atualizado em 26 de Abril de 2021

O ombro é uma articulação complexa e a que tem a maior flexibilidade, podendo fazer um movimento de quase 360 graus, por isso também se torna instável. Para sua estabilidade, várias estruturas precisam estar em sincronia.

Uma boa mobilidade da coluna cervical, coluna torácica, escápula (paleta), clavícula, esterno (osso do peito), úmero (osso do braço) são fundamentais para o bom funcionamento dos braços. Sem falar dos músculos.

Os músculos envolvem o ombro, literalmente abraçam a articulação e a mantém segura e estável. Quando estão fracos ou em tensão, essa proteção fica falha, podendo levar a sobrecargas e lesões.

Se alguma dessas estruturas, músculo, ligamentos, tendões do ombro não está em pleno funcionamento sentimos dor no ombro, desconto ou dificuldade nos movimentos do ombro.

A liberação miofascial atua na fáscia, essa camada de tecido recobre todas as estruturas presentes na articulação do ombro. É uma técnica manual que libera pontos de tensão e melhora a função muscular, mobilidade e funcionalidade do complexo do ombro.

É indicada para bursite, tendinite, dores, tensão e dificuldade de movimento. Você sente dor ou rigidez no ombro? Agende sua sessão de liberação miofascial.

Cássia C. Bordignon
Texto escrito por:
Fisioterapeuta