Em 2023, a hérnia de disco aparece liderando no ranking de doenças que mais afastaram os brasileiros do trabalho por incapacidade temporária. Aumento de quase 70% quando comparado com o ano anterior (2022).
Na segunda colocação aparece a dor lombar. E se acompanharmos essa lista, as causas relacionadas com a coluna aparecem 5 vezes entre as 20 primeiras colocações que mais geraram afastamento dos brasileiros no último ano. Sendo de longe a causa que mais gera incapacidade nos trabalhadores.
Esse acontecimento não se restringe somente em nível nacional, para termos ideia, a OMS aponta a dor lombar como a principal causa de incapacidade no mundo todo.
Ao final de 2023 foi publicado um caderno com diretrizes para o tratamento da dor lombar de forma crônica: essas diretrizes apontam tratamentos que possuem evidências positivas. Entre esses tratamentos podemos destacar a terapia manipulativa da coluna ou quiropraxia, que usada sozinha ou combinada com outra técnica, apresentou resultados benéficos aos pacientes.