loading3
Dicas de saúde

Hérnia de disco dói?

Atualizado em 13 de Dezembro de 2021

Hérnia de disco dói? Será mesmo?

Muitas pessoas buscam atendimentos na quiropraxia ou em outras terapias com o diagnóstico de hérnia de disco e já chegam nos entregando os exames e dizendo: - Tenho dor por causa da hérnia de disco que tenho na lombar ou cervical.

Mas será que isso é verdade?

As pesquisas atuais comprovam que mais de 40 % da população adulta tem algum problema discal (abaulamento ou protrusão – que são “pequenas hérnias” ou a hérnia de disco propriamente dita). Mas porque nem todos tem dores? A hérnia não causava dor?

Bom é importante explicarmos que alterações discais são extremamente normais com o passar dos anos, principalmente em pessoas que fazem muita força no trabalho ou em casa, geralmente em posturas inadequadas.

A hérnia de disco pode sim causar dor, porém apenas se ela estiver pinçando uma raiz nervosa, o que é a minoria dos casos.

LEMBRANDO – Hérnia não tem inervação, portanto não tem contato com o cérebro para produzir dor. Ela só vai causar dor se estiver em contato (apertando, pinçando) o nervo.

A grande questão é que pessoas que não tem dor não fazem exames, por isso não sabem que tem hérnia. No momento em que seu corpo apresentar alguma dor, irão fazer Ressonância Magnética ou outro exame e vão descobrir a hérnia de disco, mas provavelmente ela já estava lá há muito tempo e não produzia nenhum sintoma de dor.

E em crises de hérnia, 98% dos casos são tratados de forma conservadora, SEM cirurgia. A crise aguda de dor passa se for feito um tratamento adequado.

Portanto, hérnia de disco é comum, não se assuste. Viva normalmente, faça exercícios sem medo e procure um profissional para lhe orientar!

Clóvis Alberto Koppe Junior
Texto escrito por:
Fisioterapeuta
Quiropraxia