Fisioterapia no bruxismo

Atualizado em 10 de Fevereiro de 2020

Fisioterapia controla a dor, um dos sintomas do Bruxismo.

O bruxismo é caracterizado como um ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente. Esse distúrbio pode ocorrer tanto durante o dia quanto a noite, quando é chamado de bruxismo noturno. Esses atos podem desenvolver disfunções nas articulações temporomanibulares (ATM) localizadas na lateral da face causando dor de cabeça ao acordar, desgaste nos dentes, dor na face, pescoço e ombrosconstantes.

A Fisioterapia tem um papel muito importante no alivio dos sintomas, principalmente nas contraturas musculares causadas pelo Bruxismo. Identificado os sintomas o tratamento já pode ser iniciado através de técnicas manipulativas onde é feito o alinhamento das vertebras, liberação miofascial técnica que trabalha diretamente com a fáscia e ajuda a relaxar e alongar os músculos, ainda pode ser aplicado Dry Needling ou (agulhamento a seco), consiste na aplicação de agulhas em pontos gatilhos (pontos dolorosos), Todo o tratamento é realizado manualmente sem aplicação de medicamento, proporcionado o alivio e sensação de leveza, já na primeira sessão.

Importante lembrar que não existe um protocolo pré-estabelecido de tratamento dos sintomas, cada paciente recebe o tratamento que é devidamente compatível com suas queixas, podendo ser usando todas as técnicas citadas ou parte delas