loading3
Dicas de saúde

Exercícios para quem sente tontura? Como assim!?

Atualizado em 18 de Julho de 2022

Geralmente quem está com labirintite procura se movimentar o mínimo possível, para reduzir a sensação de tontura. Mas existem exercícios indicados sim, e nós vamos te explicar!

O equilíbrio corporal é o primeiro a ser afetado em uma crise de tontura, isso acontece porque nosso Sistema Vestibular precisa ser regulado. Imagine uma balança antiga de dois lados: um lado com uma quantidade muito maior de peso do que o outro, você consegue visualizar na sua mente a posição que essa balança se encontra?

Pois bem, é basicamente o que acontece no Sistema Vestibular de uma pessoa com crise de tontura. Embora pareça estranho ou até mesmo contraditório, recomenda-se fazer exercícios que provoquem vertigem para auxiliar na melhora, já que eles estimulam o Sistema Vestibular.

Inicialmente, essas atividades devem ser feitas com o paciente sentado. Num segundo momento, em pé. Por isso a importância de realizar exercícios de equilíbrio em diversas bases, pois é importante "provocar" o labirinto para que o corpo reaja a qualquer movimento com naturalidade.

Os exercícios são lentos e repetitivos, depois evoluem para rápidos, mas seguem repetitivos. Os chamamos de "exercícios de habituação". É importante criar hábito aos movimentos comuns do dia a dia para obter uma melhora na qualidade de vida.

Eliane dos Santos de Oliveira
Texto escrito por:
Fisioterapeuta