A dor miofascial se manifesta quando um ponto ou músculo específico do corpo é tensionado além do que as fibras musculares suportam. Este local específico é chamado de ponto gatilho: um pequeno nódulo localizado em uma banda tensa do músculo, ou fáscia muscular. Quando palpado com as mãos, é possível sentir um ressalto no local. Normalmente os pontos gatilho são formados por fatores que incluem:
Dentre elas, vamos destacar a dor na “panturrilha”.
Pode ser gerada pelo movimento repetitivo, pelo excesso de carga, por realizarmos movimentos de forma inadequada, por utilizarmos cargas as quais nosso corpo ainda não está preparado para receber, como em atividades físicas de caminhada, corrida, musculação e crossfit.
O Dry Needling ou agulhamento seco é uma prática ocidental baseada em princípios neurofisiológicos distintos, técnica que utiliza agulhas mais finas que são diferentes das utilizadas na acupuntura. Sem a necessidade de medicamentos, promove os efeitos de diminuição da dor miofascial e da tensão muscular, melhora atribuída diretamente à liberação dos pontos gatilho.
Quando inserimos a agulha no ponto gatilho há um aumento de fluxo sanguíneo no local, isso melhora a circulação e oxigenação dos tecidos e, consequentemente, relaxa a musculatura. As fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha e assim a dor diminui e promove bem-estar.