loading3
Dicas de saúde

Como se formam as manchas na pele e o que fazer para melhorar?

Atualizado em 5 de Julho de 2021

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem uma participação importante no nosso organismo, possuindo diversas funções como proteção contra a entrada de microorganismo (vírus, bactérias), agentes químicos e proteção contra o sol. Auxilia também na regulação da temperatura do corpo, síntese de vitamina D e protege contra a evaporação excessiva de água do organismo.

A pele possui 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é a camada mais superficial, a que nós enxergamos e é lá que encontramos as células que produzem a cor da nossa pele, chamada de melanócito. Logo abaixo está a derme, lá encontramos os vasos sanguíneos, linfáticos, as células que auxiliam na produção de colágeno e as glândulas sebáceas e sudoríparas. Abaixo da derme, se localiza a hipoderme, conhecida como tecido de gordura do nosso organismo.

Na camada na epiderme, ocorre a formação de pigmentação da nossa pele e quem controla isso é uma célula chamada melanócito. A quantidade de cor que iremos produzir na nossa pele é genético, por isso os melanócitos de algumas pessoas produzem mais pigmentação, sendo essas pessoas mais morenas e outras produzem menos pigmento, que são as pessoas com tom de pele mais claro. Por esse motivo, as pessoas morenas, tem uma tendência maior de ter manchas escuras na pele, pois seus melanócitos são mais ativos e não estão produzindo cor de forma homogênea.

Para controlar a formação de manchas na pele, é fundamental a aplicação de protetor solar e é importante reaplicar após 3 horas, pois a exposição solar, lâmpadas, celulares e computadores contribuem para a formação de manchas no rosto. Além disso, o excesso de calor também pode piorar as manchas, por isso é importante evitar se expor a locais muitos quentes como vapor de panelas, fornos e secador direto no rosto.

Existem alguns tratamentos estéticos que auxiliam na diminuição de manchas e melasma como o Peeling, que são aplicações de ácidos no rosto, afim de provocar uma descamação e renovação da pele. O Microagulhamento também é um procedimento para clarear manchas sendo utilizado um roller com pequenas agulhas, com o objetivo de formar microcanais na pele e após são aplicados clareadores. Também é muito importante utilizar em casa alguns cosméticos clareadores.

O cuidado com o seu rosto é fundamental para a sua autoestima e não tem nada melhor do que se olhar no espelho e se sentir bem com você. Por isso, o cuidado com a sua pele é muito importante e todo cuidado que temos hoje vai refletir amanhã. Cuide de você!

Janaína Staub
Texto escrito por:
Esteticista - Facial e Corporal