Loading
Dicas de saúde

Como funciona a Liberação Miofascial?

Atualizado em 29 de Janeiro de 2024

A liberação miofascial é uma técnica que pode ser realizada da forma manual (com as mãos) ou instrumental (realizada com um instrumento). A técnica atua na fáscia, que é um tecido conjuntivo que está espalhado por todo nosso corpo e é encontrada logo abaixo da pele, recobrindo músculos, tecidos e órgãos.
O objetivo da técnica de liberação miofascial é melhorar o movimento, prevenir lesões e reduzir a dor.

O que provoca a alteração da fáscia?

Sedentarismo, estresse, má postura, treinos intensos, movimentos repetitivos, movimentos mal-executados.

Para quem é indicado?

A liberação miofascial é indicada nos casos de dor musculares crônicas ou agudas, enxaqueca, tensão ou desconforto articular.

Como saber se devo fazer massagem ou liberação miofascial?

Massagem é mais indicada nos casos de tensão ou para relaxar. Já a liberação é mais indicada quando se tem dor, dificuldade de movimentar alguma região ou quando se está com pouca flexibilidade.

Quais os benefícios da liberação miofascial?

Alivia dores, auxilia na melhora da circulação, melhora flexibilidade, força e mobilidade, ajudando na melhora do movimento. É muito indicado após o treino.

A liberação miofascial dói?

Não necessariamente precisa doer. Vai depender de cada pessoa e do nível de dor que esteja sentido. Em alguns casos não é indicado fazer aplicar a técnica com força, pois pode aumentar ainda mais o grau de dor e inflamação.

Se você estiver sentindo alguma tensão ou dor, procure um profissional para poder te auxiliar a se livrar desse desconforto. Não tem nada melhor na vida do que estar sem dor e ter saúde. Cuide-se!

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Acesse nossa Política de Privacidade.