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Dicas de saúde

Artrose de joelho e exercícios

Atualizado em 14 de Fevereiro de 2022

A artrose é um problema muito comum nos joelhos, causada por um processo degenerativo de desgaste na cartilagem da articulação. Algumas causas da artrose são: o aumentar da idade, excesso de peso, traumas com fratura ou lesão de ligamentos e meniscos, genética, sobrecarrega de movimento.

Esse desgaste reduz o espaço articular, deixando os ossos mais próximos e causando um atrito entre eles, sem o amortecimento normal da cartilagem e outras estruturas dos joelhos, na artrose é comum sentirmos dor, rigidez, inchaço, falta de força, dificultando os movimentos.

O melhor exercício para quem tem artrose, não só nos joelhos, mas em qualquer articulação, como nos pés, tornozelos, quadril, coluna, são as atividades realizadas na piscina.

Já vamos explicar por quê!

Quando estamos dentro da água o peso do nosso corpo pode ser reduzido em até 90%, diminuindo assim o atrito nas articulações. Ao caminhar, pular, realizar movimentos de fortalecimento, dentro da piscina, não sentimos dor. A água aquecida relaxa a musculatura, facilitando o alongamento e a flexibilidade, reduzindo a rigidez dos joelhos.

Ao entrarmos na piscina a água exerce uma pressão em toda superfície do nosso corpo, melhorando a circulação sanguínea e linfática, e assim reduzindo o inchaço nas pernas. Essa propriedade da água é chamada de pressão hidrostática.

Com essas facilidades, a hidroterapia (fisioterapia aquática), é ideal para pessoas com artrose. Realizando exercícios na água, com liberdade nos movimentos, sem dor, conseguimos fortalecer e alongar a musculatura, melhorando de forma geral todos movimentos da articulação. Esses exercícios também trazem maior estabilidade para os joelhos, refletindo na nossa qualidade de vida, bem-estar e atividades do dia a dia! Se você sofre com artrose, vem pra piscina!

Carina Cechin Lehmen
Texto escrito por:
Fisiterapeuta
Hidroterapia