Acne: causas e tratamentos

Atualizado em 1 de Março de 2021

Conhecida também como a famosa “espinha”, a acne é considerada como doença benigna, não transmissível, inflamatória, muito comum no início da adolescência devido às mudanças hormonais e pode se estender até a vida adulta.

Acne surge por diversas causas como a genética, produção de bactérias, excesso de queratinização do folículo, alteração hormonal, aumento da produção da glândula sebácea, estresse, entre outros fatores.

Peles com acne tem uma tendência maior a envelhecer devido ao processo inflamatório constante, por esse motivo é importante que você não remova e não fique mexendo nas espinhas, para evitar que apareça qualquer tipo de cicatriz.

Em algumas situações a acne pode se agravar ainda mais, com o uso de alguns medicamentos, aplicação de cosméticos que não são para pele com acne e alimentação com alto índice glicêmico.

Mas o que fazer quando eu tiver acne?

O cuidado principal começa em casa. O primeiro cuidado necessário é utilizar produtos que sejam para pele acneica ou oleosa, higienizar o rosto com sabonete líquido, hidratar e aplicar filtro solar. É importante também fazer alguns procedimentos como limpeza de pele para remover os cravos, pois a acne surge dos cravos. Peelings químicos auxiliam muito a controlar a produção das bactérias e a oleosidade. Em alguns casos mais graves, o uso de medicamentos e antibióticos é necessário para tratar a acne.

Normalmente quem tem muita acne no rosto acaba se sentindo constrangido e envergonhado, mas a boa notícia é que a acne tem tratamento e quanto antes você cuidar da sua pele, melhor vai ser o resultado!