Torcicolo: como aliviar a dor?

Atualizado em 27 de Dezembro de 2021

O Torcicolo no pescoço é uma condição onde há uma contração muscular muito forte, fazendo com que o músculo fique com pontos de tensão que limitam e causam dor ao movimento, atrapalhando as atividades diárias.

Algumas das causas possíveis para um torcicolo incluem má postura no trabalho, dormir mal, exageros em exercícios, mudança brusca de temperatura, ansiedade ou problemas de saúde.

Esse processo dura geralmente mais de uma semana. O que você pode fazer para aliviar essa dor incluem o uso de bolsa de água quente para relaxar a musculatura. Após aplicar a bolsa por 20 minutos, você pode realizar alguns alongamentos, inclinando o pescoço para os lados, fazendo leves rotações (giros com a cabeça), movimentar a cabeça para a frente e para trás. Todos esses movimentos devem ser lentos e respeitar o seu limite de dor, deve sentir alongar, sem aumentar a crise de dor. Evite movimentos e posturas que piorem a dor e suspenda exercícios físicos que utilizem a região dos ombros e pescoço.

Se a sua dor é muito intensa e segue piorando algumas técnicas da fisioterapia podem ajudar a acelerar a sua recuperação, uma delas é o Dry Needling ou agulhamento seco. Nesse tratamento realizamos uma palpação da musculatura e identificamos esses pontos de tensão que causam a dor, aplicamos agulhas, semelhantes às da acupuntura, diretamente sobre esse pontos. Com isso ocorre o aumento da circulação sanguínea no local, desativando esses pontos de contratura muscular, aliviando assim a dor e melhorando o movimento. Após a retirada das agulhas realizamos massagem no local, aumentando a sensação de alívio e bem-estar.

Carina Cechin Lehmen
Texto escrito por: