loading3

Sofre com tonturas frequentes?

Atualizado em 8 de Junho de 2021

A Reabilitação Vestibular, uma técnica da fisioterapia, tem se tornado amplamente utilizada no tratamento de pacientes com tontura, desequilíbrio e instabilidade na marcha. É importante saber, que o Sistema Vestibular faz parte de um processo de informações sensoriais sobre os movimentos da cabeça e postura, e atua no nosso corpo quando estamos de pé ou nos locomovendo.

Para compreender um pouquinho sobre o Sistema Vestibular

O Sistema Vestibular pode ser considerado a bússola humana, uma vez que responde a duas questões básicas da vida: “qual caminho seguir” e “onde estou indo”. Isto porque este órgão sensorial nos fornece informações sobre a posição e o movimento da cabeça, auxiliando-nos a manter o equilíbrio, a coordenar os ajustes da postura corporal e influenciando no modo como percebemos o espaço.

Quando sua função é interrompida ou apresenta alguma desfunção, o resultado são sintomas desagradáveis como vertigem, náuseas e uma sensação de desequilíbrio acompanhada ou não de movimentos incontroláveis dos olhos.

Reabilitação Vestibular ou Reabilitação Labiríntica

A Reabilitação Vestibular, através de protocolos de exercícios oculares, cefálicos e de controle postural, busca minimizar os déficits vindos do Sistema Vestibular, (tontura, enjoo, náusea, vertigem, desequilíbrio), recrutando através de atividades específicas os mecanismos de neuroplasticidade do próprio corpo: compensação, adaptação, substituição e habituação.

Sendo esses os 4 princípios de tratamento para todos os casos de disfunções vestibulares, visando a recuperação do equilíbrio e melhora na qualidade de vida.

Eliane dos Santos de Oliveira
Texto escrito por:
Fisioterapeuta