A gravidez é um período de muitas mudanças físicas e emocionais para as futuras mamães. Entre essas mudanças está o aumento do inchaço que pode ocorrer no corpo todo ou se concentrar mais nos membros inferiores (pernas, tornozelos e pés). O inchaço acaba provocando dores, desconfortos e sensação de peso.
O inchaço começa a se manifestar a partir da 20ª semana de gravidez e isso ocorre devido ao aumento do tamanho do útero, que acaba pressionando as veias pélvicas e cava, provocando uma diminuição do fluxo sanguíneo para os membros inferiores e comprometendo também o funcionamento do sistema linfático, por isso os líquidos acabam se acumulando nos vasos e entre as células, provocando o inchaço ou edema.
Alguns problemas como obesidade, varizes, sedentarismo, ficar muito tempo na mesma posição e o excesso de calor acabam piorando o edema. Cuidar da alimentação, evitando excesso de sal, açúcar ou alimentos inflamatórios e consumir bastante água pode ajudar a reduzir a chance de inchar.
Uma técnica que auxilia muito na diminuição do inchaço é a drenagem linfática.
A drenagem linfática é uma técnica manual que é trabalhado o sistema linfático (que é nosso sistema de defesa e que auxilia a reduzir o excesso de líquidos entre as células). São realizadas manobras bem lentas e superficiais, conforme nosso sistema atua. Podendo ser realizada no corpo inteiro ou somente nas regiões em que o inchaço está incomodando mais. A drenagem auxilia as mamães a ter uma gravidez mais leve e sem dores ou desconfortos. Além disso, também ajuda no relaxamento e auxilia a mamãe a ter uma gestação mais tranquila e saudável.