Por que eu tenho insônia?

Atualizado em 10 de Maio de 2021

Toda doença ou sintoma é criado pelo organismo como uma defesa para o corpo, para ajudar você a resolver um conflito biológico.

O conflito biológico acontece quando algo que vivenciamos é intenso demais, tanto fisicamente como emocionalmente. A partir desse acontecimento, o organismo desenvolve alterações no funcionamento dos sistemas corporais, mas, essas alterações sempre possuem uma vantagem biológica, ou seja, tem como objetivo resolver uma situação específica.

Essa estratégia foi sendo desenvolvida e aprimorada durante a evolução das espécies e do cérebro humano. A explicação esta no comportamento animal frente às situações de perigo, o aprendizado é passado de geração em geração, para garantir a melhor adaptação e sobrevivência das espécies.

Cada sintoma tem relação com a forma que o individuo percebeu e sentiu uma determinada situação, e também, como ele continua lidando com as lembranças do evento passado no momento presente.

Quando falamos sobre INSÔNIA, temos a relação com conflitos ativos, que estamos vivendo, onde é preciso LUTAR OU FUGIR, ou seja, resolver!

Esse sintoma vem com o objetivo de que você encontre uma solução para um problema. No entanto, é comum, muitas pessoas relatarem que não conseguem dormir durante a noite, mas quando o dia começa a clarear, o sono começa a aparecer. Isso acontece porque existe uma memória instintiva, de que o perigo maior é durante a noite. Neste período a visão está reduzida para enxergar o “predador” se aproximando, reduzindo as chances de fugir ou de se defender. Então, é preciso ficar o mais alerta possível para não ser pego de surpresa e morrer.

Acontece que, na nossa vida, os predadores podem ser simbólicos, ou seja, situações problemáticas que a nossa mente associa a perigos de vida, tais como, a possibilidade de perder um emprego, um diagnóstico de uma doença grave, uma ameaça à saúde de entes queridos, um trabalho que é realizado contra a vontade, um relacionamento que não traz mais satisfação, entre outros.

Todas essas situações vividas com grande intensidade emocional ou por longos períodos, podem desencadear sintomas físicos ou emocionais, sempre com o objetivo de achar uma solução real para a situação!

Se você sofre de insônia, a Microfisioterapia pode ajudar!

Essa técnica atua liberando as memorias desses eventos intensos, através de palpações sobre o corpo, ao mesmo tempo em que traz para a consciência o que o sintoma significa, e o que ele está tentando te mostrar, para ajudar na resolução de uma situação.