loading 1 loading 2

Pilates é para Homem!

O Pilates sempre foi visto como uma atividade feminina por não trabalhar hipertrofia muscular e sim tônus muscular. Mas cada dia vem surgindo mais adeptos do sexo masculino.

Os exercícios criados pelo Joseph Humbertus Pilates (1883-1967) inicialmente chamado de “Centrologia’’, baseia-se em 6 princípios: concentração, centralização (Powerhouse), fluidez, respiração, precisão e controle, visando força muscular, resistência, flexibilidade e coordenação.

Por ser uma atividade que foca a melhor qualidade de vida, força muscular e mobilidade articular, pode ser praticado por qualquer pessoa. Os homens se beneficiam em vários aspectos, trabalhando os músculos de forma harmônica.

O Pilates ajuda no desempenho e rendimento nos esportes em geral, eliminando dores e auxiliando na recuperação muscular.

No futebol, para fazer aquele golaço de bicicleta, a musculatura posterior da perna deve estar preparada para estirar (alongar), melhorando assim sua execução e diminuindo o risco de lesão. Na natação um corpo flexível te dá vantagens nas braçadas, aumenta a velocidade e a capacidade respiratória.

Para os homens que treinam pesado na academia, o Pilates evita que a musculatura encurte e perca a flexibilidade.

Fortalece um grupo de músculos que originam todos os nossos movimentos, chamado por Joseph Pilates de Powerhouse – centro de força (abdômen, glúteos e períneo).

No dia-a-dia o estresse pode ser amenizado com exercícios de respiração e concentração. Aquela brincadeira gostosa com o filho ao ar livre pode ser mais prazerosa com um bom condicionamento cardiorrespiratório, maior força muscular e coordenação.

No Pilates é trabalhado o tempo inteiro a musculatura do períneo (assoalho pélvico) que traz maior conscientização de contração e relaxamento, prevenindo incontinência urinária e melhorando o desempenho sexual.

Muitos procuram o método por alguma lesão prévia ou insistência de suas esposas, que já praticam. E acabam se rendendo aos seus benefícios, por se uma atividade prazerosa e sem monotonia.

Cássia Costa Bordignon, Fisioterapeuta, Crefito 5- 169171-F

Exercícios de Pilates no aparelho Reformer Exercícios de Pilates no aparelho Reformer
Fale conosco
pelo WhatsApp!
icons8 whatsapp