O esporão de calcâneo é resultado do crescimento anormal de um pequeno segmento do osso do calcanhar, que se forma na parte de baixo ou na região posterior desse osso, próximo à inserção do tendão de Aquiles. Essa calcificação é causada por microtraumatismos que ocorrem por encurtamento da fáscia plantar ou dos tendões, uma vez que essas estruturas passam a exercer tração excessiva e permanente sobre o periósteo (membrana resistente que recobre a face externa dos ossos) do calcanhar, por longos períodos.
Embora as causas para o desenvolvimento de esporão do calcâneo não sejam completamente conhecidas, sabemos que existem diversos fatores de risco que facilitam o desenvolvimento desta patologia (doença):
As palmilhas tem o poder de redistribuir a pressão plantar, tratando a causa do esporão e diminuindo a inflamação. Ela redistribui a pressão por meio de uma elevação na parte posterior, jogando o peso da pessoa para a frente e suportando o arco plantar. Além disso, a palmilha promove amortecimento e melhor acomodação sob o osso calcâneo, proporcionando conforto