O que é Lipedema e como tratar?

Atualizado em 19 de Abril de 2024

O lipedema é uma doença inflamatória crônica que atinge o tecido de gordura, vasos sanguíneos e linfáticos, ocorrendo um processo de inflamação e acúmulo excessivo de gordura em alguns locais do corpo como pernas e glúteos.

Os sintomas do lipedema incluem aspecto de flacidez e celulite, acúmulo de gordura desproporcional em algumas áreas do corpo (pernas ou braços), dores, inchaço, sensação de peso nas pernas e formação de hematomas nas regiões acometidas.

Existem 5 graus de lipedema:
Grau I - acomete quadril e glúteos.
Grau II - acomete quadril e coxas.
Grau III - acomete toda perna.
Grau IV - acomete braços.
Grau V - acomete região da panturrilha.

Lipedema não tem cura, mas tem tratamentos que auxiliam a amenizar os sintomas como adotar hábitos de vida saudáveis, ter uma alimentação anti-inflamatória, praticar exercícios regularmente, evitar consumo de bebidas alcoólicas e realizar DRENAGEM LINFÁTICA.

A drenagem linfática é uma técnica manual, realizada com movimentos lentos e superficiais. A drenagem vai auxiliar no tratamento do lipedema, diminuindo o excesso de líquido entre as células e promovendo a eliminação de toxinas. Assim, vai auxiliar no processo de desinflamação de todo organismo e diminuição do inchaço.

Janaína Staub
Texto escrito por: