loading3

Leite de Colônia: Porque não é indicado usar no rosto?

O Leite de Colônia é um produto conhecido principalmente por quem tem a pele oleosa, pois é considerado um adstringente, ou seja, que remove a oleosidade do rosto. O leite de colônia nada mais é do que um álcool perfumado, pois a sua composição é basicamente formada de álcool e fragrâncias.

Quem tem a pele muito oleosa e utiliza produtos que contenham álcool na formulação, normalmente tem a sensação de que o rosto foi limpo ao extremo, sentindo como se a pele tivesse irritada, “craquelando” ou repuxando e isso não é bom pra saúde da nossa pele.

Todos nós produzimos oleosidade na nossa pele, uns mais que os outros. Chamado de manto hidrolipídico, essa camada de oleosidade tem funções importantes na nossa pele como proteção contra a entrada de microorganismos e protege contra a evaporação excessiva de água.

No momento que esse manto hidrolipídico é removido de uma forma descontrolada e muito agressiva (como é o caso da utilização do leite de colônia), nosso organismo entende que está desprotegido e imediatamente vai produzir ainda mais oleosidade para formar rapidamente a sua barreira de proteção. Esse é o famoso efeito rebote, quando se remove excessivamente a oleosidade e o organismo responde de forma contrária.

É importante não usarmos produtos que contenham álcool na formulação e por mais oleosa que seja a pele, nunca devemos higienizar várias vezes o rosto por dia. O ideal é duas vezes (manhã e noite) e optar por um sabonete líquido facial que limpe o rosto, sem agredir. Todos os tipos de pele precisam de cuidado e atenção, por isso dê a atenção necessária para seu rosto e cuide da sua pele!

Janaína Staub
Texto escrito por:
Esteticista - Facial e Corporal
Limpeza de pele