loading3

Drenagem linfática pode provocar hematomas?

Atualizado em 5 de Abril de 2021

O sistema linfático é um sistema complexo composto por vasos linfáticos maiores e menores espalhados por todo nosso corpo, a fim de reduzir os líquidos que estão entre as células. Nós possuímos o sistema linfático superficial e profundo. O sistema linfático superficial é responsável pela drenagem dos líquidos que estão na pele. Já o sistema linfático profundo, é responsável pela drenagem de líquidos nas articulações, músculos e órgãos.

A drenagem linfática possui diversos benefícios como diminuição do inchaço, melhora da circulação, auxilia na eliminação de toxinas, aumento da oxigenação dos tecidos, melhora todo o nosso metabolismo, auxilia na melhora do sistema imunológico, diminui a celulite e auxilia na melhora do processo inflamatório e cicatrização no pós operatório de cirurgia plástica. Além de ser muito indicada no período da gestação para diminuir o inchaço e auxiliar no relaxamento da gestante.

Quando realizamos o procedimento de drenagem linfática, conseguimos estimular somente o sistema linfático superficial, que está localizado na pele. O sistema linfático profundo é estimulado pelo próprio organismo e quando realizamos atividades físicas, conseguimos um aumento de estímulo do sistema linfático muscular, por esse motivo, muitas pessoas observam uma diminuição do inchaço.

Pelo fato do sistema linfático superficial estar localizado na pele e atuar de uma forma muito lenta, não se pode apertar e nem provocar movimentos muito rápidos. Por mais que aperte, não conseguimos estimular o sistema linfático profundo. Por esse motivo, a drenagem linfática deve sempre ser realizada de uma forma leve e devagar, com toques suaves e lentos, não podendo provocar hematomas.

Quando ocorre um hematoma, é provocado um extravasamento de sangue no local, com isso, aumenta ainda mais o inchaço da região. A fisiologia do nosso corpo deve ser respeitada, sendo assim, não existe drenagem linfática forte ou rápida. Drenagem linfática deve ser sempre realizada de uma forma lenta e superficial e em hipótese nenhuma provocar hematomas!