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Atividade Física no Inverno

A prática de atividades Físicas no inverno

 Neste período do ano é registrada uma significativa redução na frequência às aulas de hidroginástica e outras atividades, devido aos dias de chuva e frio. Os idosos preocupados com gripes e resfriados acabam interrompendo suas atividades físicas, quando muitas vezes, apenas medidas preventivas seriam suficientes para que eles não ficassem expostos às doenças. As atividades aeróbicas como hidroginástica, caminhada, corrida ou caminhada são ótimas opções para evitar ganho de peso comum durante o período de inverno.

Na verdade, os principais responsáveis pela maior incidência de enfermidades no inverno, como gripes e resfriados, e suas consequências, são entre outros: o afastamento dos exercícios; o confinamento em casas e apartamentos úmidos; a falta de resistência às constantes mudanças de temperatura; o fato de não secar bem os cabelos ao sair do banho; não permanecer alguns minutos na sala de espera antes de sair para a rua; não agasalhar-se bem ao sair da piscina (usando toalhas, roupões, camisetas, chinelos, protetores de ouvido) e antes de sair para rua esquecendo-se de proteger principalmente, a cabeça.

Deve-se levar em consideração praticar exercícios em piscina coberta neste período do ano.

Alguns benefícios da atividade física no frio:

- Queima mais caloria;

- Evita problemas respiratórios (asma, sinusite, renite);

- Evita dores nas articulações;

- Combate mau humor e depressão;

- Equilibra o sono;

- Melhora força e resistência;

- Melhora o sistema imunológico;

- Relaxamento mental e corporal;

- Fortalecimento muscular; 

- Mobilidade articular;

- Socialização.

Além de prevenir doenças relacionadas ao coração, praticar exercícios no inverno também ajuda ao não desenvolvimento de qualquer tipo de complicações ligadas ao sedentarismo por manter o corpo sempre ativo retardando o envelhecimento.

Atividade Física no Inverno
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