loading3
Dicas de saúde

Adulto pode aprender a nadar?

Atualizado em 5 de Julho de 2021

A maioria dos profissionais da saúde indicam a natação logo na infância, pois traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento físico, motor e cognitivo da criança, então essas informações geram duvidas em alguns adultos, pois acham que não vão conseguir aprender.

A Natação é um esporte completo e em qualquer idade você pode se beneficiar dessa prática. Aprender a nadar é um processo gradativo que pode levar tempo, a ansiedade, o nervosismo e o medo, geralmente vindo de um trauma vai dando espaço para foco, autoconfiança, superação e bem-estar.

O apoio do professor é uma tarefa muito importante, é preciso ser paciente diante de cada desafio, o aluno com trauma aquático que supera esse medo tem uma enorme conquista na vida, é dominar o que você pensa que te domina.

O espaço da aula tem que ser acolhedor e oferecer toda segurança, como profundidade da água. Na Clínica Antonio's temos atendimentos individuais, onde professor tem uma metodologia e estrutura para orientar e acompanhar o aluno, ajudando a vencer cada obstáculo.

Quando praticada regularmente a natação oferece muitos benefícios a saúde, servindo também como prevenção de afogamento, então é uma habilidade essencial na vida das pessoas. Quem não teve oportunidade durante a infância, por algum contratempo, deve estar se perguntando: "Já é tarde para aprender a nadar?" Claro que não! Deixe o medo, a vergonha, a falta de tempo e vem experimentar essa incrível e maravilhosa sensação de estar nadando. Acreditar em si é o mais importante, vamos começar?

Lenara Teixeira
Texto escrito por:
Educadora Física
Natação