loading 1 loading 2
radiofrequencia

Cuidados diários com a pele

A pele é o maior órgão do nosso corpo, ela tem funções como barreira contra a entrada de microorganismos (bactérias, vírus, fungos), regulação da temperatura, possui diversas células do sistema imunológico para alertar nosso organismo quando algum agente invasor consegue entrar na nossa pele, protege nosso organismo contra a desidratação, síntese de vitamina D e está ligada diretamente com a nossa aparência.

É por esses e outros motivos que devemos ter cuidados diários com a nossa pele, como utilizar um sabonete adequado, hidratar e nunca se esquecer de utilizar o filtro solar para evitar manchas e as famosas “ruguinhas”. Além de prevenir o envelhecimento, o filtro solar é uma prevenção contra o câncer de pele. Pessoas com pele oleosa devem sempre procurar filtro solar com os termos: ”livre de óleo”, “oil free” ou “toque seco”.

Muitas pessoas confundem hidratação com oleosidade, mas são condições muito diferentes. A oleosidade tem a ver com o nível de sebo formado na superfície da nossa pele, chamado de manto hidrolipídico, que é importante para lubrificar, combater os microorganismos e proteger contra a evaporação excessiva de água. Já a hidratação tem a ver com o nível de água presente no nosso organismo, essencial para o equilíbrio do metabolismo.

Com cuidados simples você estará se prevenindo, colaborando com sua pele e ao mesmo tempo aumentando sua autoestima afinal, nosso rosto é nosso “cartão de visita”. Não podemos esquecer que nossa pele não está ligada somente a nossa aparência. Lembre-se: a prevenção é mais fácil que o tratamento. Cuide-se, sua pele agradece!

 

Janaína Staub - Tecnóloga em cosmetologia e estética.