loading3
Dicas de saúde

Qual a melhor dieta?

Atualizado em 7 de Junho de 2021

Existem muitas dietas diferentes atualmente, mas de uma forma geral, dieta significa controlar o consumo de alimentos e bebidas com a intenção modificar o peso ou a saúde. Porém, dificilmente os objetivos de uma dieta são alcançados ou mesmo mantidos a longo prazo. Isso ocorre, pois ao fazer uma restrição você está deixando de lado todo o seu contexto (como história, rotina, cultura e preferências) para seguir uma regra externa.

E apesar de achar que o problema está em você, saiba que dietas não funcionam para 95% das pessoas que tentam fazê-las, ou seja, elas não funcionam e ainda fazem você sentir frustração por não conseguir, culpa, te jogam para o efeito sanfona e também são risco para transtornos alimentares/comer disfuncional. Portanto, fazer dieta é algo que em geral não funciona, e o problema está no método, não em você. Então, nenhuma dieta é a melhor. O melhor mesmo é não fazer dieta.

Não fazer dieta significa comer de forma intuitiva e consciente

Significa comer respeitando o teu corpo: comendo a hora que sentir FOME e parando de comer quando ficar SACIADO (isso não significa ficar cheio).

Significa comer depois de decidir o que tu tem VONTADE de comer. E também o que vai ser melhor pra ti naquele momento.

Significa comer de forma PRAZEROSA e curtindo cada momento.

Significa comer estimulando todos os teus SENTIDOS.

Significa comer te OUVINDO, ENTENDENDO e RESPEITANDO. Porque tu tem uma história com a comida e essa história precisa ser respeitada, para que tu possa criar uma nova HISTÓRIA caso queira.

Marília Klafke de Souza
Texto escrito por:
Nutricionista