Dados do ministério da saúde, evidenciam que no Brasil 3 a cada 10 crianças na idade em 5 a 9 anos atendidas pelo sistema único de saúde (SUS), estão acima do peso. O número de pessoas obesas tem crescido rapidamente, tornando a doença um problema de saúde pública. Um estudo mostrou que cerca de 4,4 milhões de crianças estão acima do peso, sendo que dessas 755 mil estão em obesidade grave.
A obesidade é uma doença crônica, que caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Entende-se por obesidade quando o Índice de Massa Corporal (IMC) de uma criança de 5 a 10 anos está acima de 30 kg/m². Já a obesidade mórbida é quando o IMC supera os 40 kg/m². Diversos são os fatores que levam ao desenvolvimento da obesidade, como, por exemplo, ingestão excessiva de produtos industrializados, a falta de praticar atividades que façam gastar energia, o sono desregulado ou de poucas horas. E hoje ainda podemos observar em nossas crianças doenças que eram diagnosticas somente em adultos como a ansiedade e a depressão.
Estes dois fatores, ansiedade e depressão, geram o descontrole do sono, da alimentação e de fatores genéticos e hormonais.
A partir de um diagnóstico de obesidade a criança poderá desenvolver ou agravar uma série de doenças como: ortopédicas, articulares, respiratórias, disfunção do fígado, colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial, acne, assaduras e dermatites, enxaqueca, complicações metabólicas e obesidade mórbida.
Na luta contra o sobrepeso, junto aos cuidados com a alimentação, é necessário que a criança fuja da vida sedentária. Diminuir as horas em frente a televisão e ao videogame e iniciar uma atividade física pode ser bastante difícil no início devido à falta de disposição e fadiga comum em obesos.
A natação, porém, é uma grande aliada nesse sentido, pois as aulas tem um componente que muda: a ludicidade. Por si só, estar dentro da piscina já é divertido, unido a isso está o fato que os exercícios das aulas são conduzidos com brincadeiras, músicas, histórias e desafios, o que estimula o imaginário da criança e aumenta a motivação para a prática da atividade.